sábado, 29 de novembro de 2008

Frango com Ameixas: Marjane Satrapi

 frango_com Marjane Satrapi está de volta. Uma história curta, porém simpática e deliciosa como Persepolis, livro anterior de Satrapi lançado no Brasil, já comentado aqui no blog. Nasser Ali é um músico reconhecido, tocador do Tar, instrumento típico da cultura persa. Certo dia, em uma discussão, sua esposa- com a qual havia se casado sem verdadeiro interesse - quebra o valioso instrumento, o que leva Ali a um suicídio premeditado e não muito convencional. O tar, ganhado do seu mestre, era a vida de Ali, por causa da música em si, mas também das lemvranças e do símbolo que ele representa de um acontecimento do passado: sua paixão nunca superada por uma outra mulher.

Marjane narra a decadência emocional, a reação dos filhos - um deles, um pirralho insuportável - e os oito dias que trancorrem desde que Ali decide morrer até o momento em que Azrael, o Deus da morte na mitologia persa, vem ao seu encontro. Mas não não pense que se trata de um dramalhão. Satrapi continua com o humor afiado e com a narrativa da comédia familiar que a consagrou em Persépolis. É a combinação perfeita que faz da autora um sucesso mundial: uma história tocante, muitas vezes fatídica, mas contada de um perspectiva pessoal, empática, sem soar pretencioso. Vale lembrar também que trata-se de uma história auto-biográfica. Nasser Ali era tio-avô de Satrapi, e a história se passa antes mesmo do nascimento da autora.

Antológico!!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

JOE SACCO

palestina2 Aff, tem gente que é gênio mesmo. E nasceu pra fazer algo inteligente e útil na vida. Joe Sacco é o cara!!!. Nascido em Malta, criado na Austrália e EUA ficou conhecido no mundo todo após praticamente fundar um gênero: o jornalismo em quadrinhos. O trabalho mais conhecido são os dois livros da série Palestina (Conrad), em que Sacco exibe com textos e desenhos as nunces do conflito Israel-Palestina. O segundo livro é dedicado exclusivamente à Faixa de Gaza, a região com maior concentração de Palestinos e uma das áreas mais delicadas do conflito.
Pode conferir que é Antológico!!!!
the fixer Outra dica bacana é Uma História de Sarajevo (Conrad), em que Sacco "convive com Neven, um ex-combatente que sobrevive como guia de jornalistas". Este eu ainda não li. Acabei de receber. Vou dar uma olhada e volto aqui pra postar a resenha.
Todos os livros de Joe Sacco lançados por aqui foram editados pela Conrad, esta editora que por pouco não é uma das melhores do Brasil. O catálogo é excelente, repleto de histórias em quadrinhos e livros relacionados à cultura pop. Ao lado, a foto da capa de "Um História..." na edição da Phantagraphics, editora americana de Sacco.

Três livros e muita história: Llosa, John Boyne e Chimamanda Adichie

Dois assuntos favoritíssimos da vida: literatura e história. O primeiro eu estudei formalmente na facul, apesar de ter lacunas muitos sér...